Esse post faz parte da série:


Para ler todos os posts dessa série clique aqui

(entrada do hospital perto de onde eu moro)


Vou ser bem prática com esse post, vou listar os pontos positivos e negativos do sistema de saúde público na Inglaterra.

Pontos Positivos:

É de graça e a diferença do sistema público para o sistema particular é bem pouca. Porém, vale ressaltar que você paga algumas coisas. 
É super tecnológico, dá para marcar e desmarcar consultas pela internet. Quando você chega no consultório você faz o "check in" num monitor, não precisa nem falar com a recepcionista; 
Você recebe cartas falando sobre o desenvolvimento do seu tratamento, o que me dá a sensação de que os profissionais estão mesmo de olho na sua saúde; 
Você vai ser registrada no centro de saúde perto da sua casa e antes de ver qualquer médico especialista você primeiro vai ver um médico geral. Isso é bom, onde eu morava antes eu adorava minha médica, ela era ótima e já me conhecia. 
Nunca esperei mais do que 15 minutos para ser atendida. 

Pontos Negativos: 

Antes de marcar uma consulta, a recepcionista vai fazer o médico ligar para você. Não importa se você está muito mal ou não, primeiro a ligação, só depois talvez você vai ver o médico; 
Pode demorar umas 3 semanas ou mais para conseguir uma consulta; 
Se você chegar a ver um médico, a consulta geralmente só pode durar 10 a 15 minutos. É tudo muito apressado e corrido. Para mim, falta mais calor humano, conversa e tato. Já cheguei a ir para alguns médicos aqui que mal me examinaram. 
Os médicos resistem a te dar medicamentos. Desde que vim morar aqui nunca tomei um antibiótico. O que, na minha opinião, é bom e ruim. Bom pois o corpo se recupera mais naturalmente e péssimo porque às vezes você acaba passando semanas doente e para quem trabalha ou tem uma rotina puxada isso é terrível.

(Sala de espera)


Em linhas gerais, acho que o sistema de saúde aqui é dez mil vezes mais justo que o brasileiro. Infelizmente no Brasil nós vemos absurdos acontecendo todos os dias e isso doi meu coração. Aqui todos tem direito a ter um tratamento decente e isso é fantástico. Quando falo "justo" não significa que seja melhor, eu tive médicos no Brasil fantásticos, excelentes profissionais em que eu confiava e que me conheceram a vida toda. Que realmente me examinavam e conversavam comigo. Sinto muita falta de conversar com o médico e de voltar para casa com uma lista de medicamentos que vai me fazer me sentir melhor rapidamente. Estou com uma conjuntivite há uma semana e o medicamento que o médico passou não faz tanto efeito, o que para mim tem sido um sofrimento. Vou ter que esperar mais uma semana, só depois vão mudar a medicação se eu não melhorar. 

E vocês meninas como é o sistema de saúde onde vocês moram? 


13 Comments

  1. muito legal este seu depoimento ..serve para sabermos como proceder em caso de viagem e conhecer um pouco a terrinha das amiga é sempre muito bom querida ..estimo melhoras para vc bjus doces e fofos

    ResponderExcluir
  2. Oi Lari,
    Pela sua descrição achei o serviço de saúde daí bem diferente do daqui. É claro que todos têm suas vantagens e desvantagens, mas pelo que você falou tive a impressão de que o serviço público de saúde daí funciona muito bem. Fiquei impressionada com a aparência o hospital... tudo muito limpo e organizado... por aqui você já sabe como é né, uma tristeza!
    Desejo melhoras para a sua conjuntivite!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!
    Adorei seu post. Já assisti alguns filmes sobre os diferentes sistemas de saúde no mundo e a impressão que eu tinha era que o da Inglaterra era cor de rosa de tão lindo e perfeito. Bom saber que todo sistema, por melhor que seja, sempre tem alguns pontos que poderiam ser melhores.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Interessante isso amiga

    Aqui em Vancouver eu tenho minha medica de familia, que atende sob consulta, geralmente da para marcar bem rapido, no outro dia, 2 dias depois, bem rapido, mas eu vou la quando tenho que fazer exame anual de rotina, ou quero discutir algo com a medica, algo mais concreto.

    Se nos temos febre, dor de garganta, etc etc, nos vamos na Walk In clinic, tem varias no nosso bairro, aguardamos 10-20 minutos e vemos um medico que nos receita o que precisamos ou nos manda fazer exames.

    Beijinhos
    Rita do Botoezinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga,como está? espero que esteja melhor, imagino que mesmo com os pontos negativos citados o sistema de saúde ai seja mesmo infinitamente melhor que o daqui affff, aqui até com dinheiro na mão é complicado! Bjosss

    ResponderExcluir
  6. OI, minha linda
    Você está melhor?? Espero que sim...
    Olha, vou te dizer que mesmo você apontando os pontos negativos dai, o sistema é bem superior do que o daqui rsrsrs Aqui, quem tem plano de sáude não tem mais tanto direitos de quem não tinha...Enfim, a gente pena e espera horas num consultório para ser atendida.
    desejo que vc fique boa rapidamente. Olha, meu amigo já comprou meu creme em Portugal uhuuuuuu!
    Beijokas,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  7. Lari, o Brasil está cada vez pior... lamentavelmente!
    Todo dia temos notícias de descaso, de pacientes morrendo nos corredores dos hospitais, de profissionais incompetentes. É a gente rezar pra nunca precisar ir ao médico, viu!
    Claro que tem os bons, mas vc precisa ter $$$$, já sabe... :(
    Uma ótima semana!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  8. No Brasil tá uma coisa vergonhosa, todo dia só vejo notícias desagradáveis... e aqui na RO também não tá muito longe não, bem atrasadinho. E o pior, aqui se você quiser ser atendido realmente, geralmente é na base da ''spaga" (dindin a mais). :(

    ResponderExcluir
  9. O Brasil deveria ter como exemplo o sistema de saúde da Inglaterra e de outros países que realmente investem nesse sistema, que de fato se preocupam com a saúde da população; Em época de eleição é bem interessante ver como esse assunto vem à tona facilmente, seguido por promessas de melhoria sem fim...no final, a gente nem pode dizer que esses projetos não saíram do papel...porque na verdade, nunca chegaram a ser colocados no papel!
    Espero que vc já esteja bem melhor, amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Lari, que saudades de passar por aqui. Ano atrasadíssima com os comentários e visitas às amigas. Gostei de saber como é o atendimento médico por aí e vejo mais pontos positivos. Aqui muito médicos também atendem na correria e sem calor humano. Até alguns que são particulares ou por plano são assim.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. tentei postar um comentario, mas aconteceu um problema aqui no meu computador nao entendi, acho que a mensagem estava muito grande :( Entao de forma resumida kkk, bem aqui na Austria usamos a saude publica, como todos aqui. Acesso a medicos e dentistas e publico e gratuito. Moramos em uma cidade bem pequena, entao vamos a nossa clinica da cidade qd precisamos de atendimento medico sem marcar consulta, chegando ja somos atendidos em poucos minutos. Os medicos sao simpaticos, mas bem profissionais se limitam ao diagnostico da consulta. Bem, o fato de todo o sistema de saude ser gratuito ja e fantastico, todos aqui tem acesso a tratamento medico e dentario. Nossa cidade tem apenas 5600 habitantes e tem clinica medica, odontologica e hospital, uma infra-estrutura excelente para uma cidade tao pequena. bj

    ResponderExcluir
  13. Estou estudando sobre essas catedrais na Facul e sempre que o prof passa a foto de um em Londres me lembro de Vc... estou LOUCA pra conhecer...

    bjks

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.