Este post faz parte da série


Veja todos os posts desta série clicando aqui


Eu sou nordestina, então para mim o clima nunca foi uma coisa importante. O solzão estava sempre lá e eu não precisava me adaptar ao clima. Aqui, minhas amigas, é completamente diferente. Além de termos as 4 estações do ano, o clima na Inglaterra é louco! Ele influencia no que você vai vestir, como você vai para o trabalho, se dá vontade de ir passear ou é melhor ficar em casa, se precisa ligar os aquecedores em casa ou não, etc. O clima é assunto de interesse nacional e todo mundo fala sobre isso. Algumas particularidades que eu acho que se encaixam em todas as estações:

Não dá para confiar no clima. Tanto faz o dia começar ensolarado como de repente cair uma chuva, durar 5 minutos e depois fazer sol de novo.
Nem sempre o verão é verão, a primavera é a primavera, sempre podemos ter dias frios mesmo nessas estações mais quentes.
Só deixo de usar botas no verão mesmo, o resto do ano as botas são minhas melhores companheiras.
Aqui se usa meia fina o ano todo e o dia todo, independentemente das estações.
Sempre, sempre, leve um guarda chuva pequeno dentro da bolsa e uma blusinha mais quente, nunca se sabe quando de repente vai fazer frio.

Algumas observações sobre:

Primavera (Março, Abril, Maio)


Nem sempre temos uma primavera bem definida. Ano passado até Maio estava bem frio e de repente virou verão. Porém, percebemos que a primavera está em seu caminho porque a grama por todo lado começa a encher de florzinhas brancas. As árvores que não tinham folha nehuma por causa do inverno começa a encher de folhas e flores. O dia que antes anoitecia às 4 da tarde começa a anoitecer depois das seis. 
Durante o tempo que estou aqui as temperaturas variaram entre 5 até 14 graus celsius 
O que vestir: Eu visto a mesma coisa do outono (casacos de meia estação, botas, meia fio 40, etc), a diferença é que eu gosto de usar roupas mais claras. Para mim primavera não combina com preto, vinho, marrom, etc. 


Verão (Junho, Julho, Agosto)

(Dia de sol em Londres. Não parece, mas é Londres)


Aqui pode chegar a ser bem quente, com picos de 27 graus. Como meu apartamento é bem fechado e tem carpetes, eu praticamente fico cozinhando no meu apartamento. Porém, isso não é uma regra. Eu casei em Junho e só fez chover, passei minha lua de mel dentro de um quarto de hotel com o maior temporal se passando do lado de fora. Esse é o problema de ir para a praia na Inglaterra, não dá para confiar no clima. Por isso a praia dos ingleses tem nome: Espanha. 
Durante o tempo que estou aqui as temperaturas variaram entre 15 até 27 graus celsius 
O que vestir: Roupas leves, vestidinhos, etc. Na verdade, sugiro que você vista as mesmas roupas que vestimos no Brasil, mas não esqueça de levar na bolsa um guarda-chuva e uma jaquetinha para você estar preparada se porventura esfriar. 

Outono (Setembro, Outubro, Novembro)


A estação mais linda do ano, na minha opinião. O calor do verão vai indo embora, dando espaço para as folhas caindo pelo chão. O frio ainda está mais para fresco do que para congelante. As tardes são coroadas pela luz dourada do sol. 
Para mim, é a estação mais agradável para conhecer cidades grandes como Londres, pois há menos turistas do que no verão. 
O dia anoitece mais ou menos às 5 ou 6 da tarde. 
Durante o tempo que estou aqui as temperaturas variaram entre 5 até 15 graus celsius 
O que vestir: Meia-calça fio 40, botas, cachecóis, leggins grossas e um casaco grande. Eu não sinto a necessidade de colocar uma blusa muito quente por baixo do casaco ou luvas (mas uso de vez em quando).


Inverno (Dezembro, Janeiro e Fevereiro)


Não vai necessariamente nevar todos os anos. Esse ano, por exemplo, não nevou.
Se nevar, é coisa de no máximo duas semanas.
No Canadá, por exemplo, a neve pode durar por meses, então os canadenses sabem viver com a neve. Aqui como a neve dura poucos dias, para tudo, é um caos total até tudo se restabelecer.
O dia anoitece às 4 da tarde e pelas 7 da manhã ainda está escuro. 
Durante o tempo que estou aqui as temperaturas variaram entre -7 até 10 graus celsius 
O que vestir: Meias de fio 300 (de preferência com forro interno para aquecer); leggings para fazer várias camadas de roupas, luvas, toucas, cachecóis, blusa de linha ou lã por baixo de um belo casaco grande. 

Uma dica: Roupas de inverno no Brasil é artigo de luxo. Já vi meia-calça sendo vendida por 70 reais. Tudo é um absurdo de caro. Deixe para comprar as coisas mais importantes quando você chegar aqui! 


6 Comments

  1. Oi amiga!
    Sou louca para conhecer a Inglaterra... parece ser um lugar incrível!
    As fotos que você mostrou só me fizeram ter ainda mais vontade de conhecer esse lugar.
    Amei as dicas que você nos deu, vou guardar com carinho!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Em SP só não neva, mas fazer sol, vento, chuva, frio e depois calor de novo é normal por aqui.
    Eu adoro neve, inverno, frio... brrrr!
    Amei saber mais sobre a Inglaterra, amei as fotos!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!

    Realmente a estação que parece ser a mais linda é o outono.
    Muito interessante saber sobre a Inglaterra, tenho muita vontade de conhecer Londres.

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Dicas importantes para quem tem interesse de um dia ir ao Reino Unido. Adorei! ��

    ResponderExcluir
  5. Eu e o meu noivo estamos pensando em nos mudar para a Inglaterra para ele fazer uma pós! Mas o clima é o que mais me preocupa!

    ResponderExcluir
  6. Agora entendo perfeitamente a mania dos ingleses de conversarem sobre o tempo! rs...O post ficou lindo com as fotos mostrando as estações. O outono é mesmo uma estação maravilhosa, né amiga?! Até aqui, em SP, tudo fica melhor no outono! rs...
    Adorei as dicas sobre o que vestir...
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.