O Natal na Inglaterra possui algumas diferenças do nosso Natal brasileiro. O primeiro Natal que passei aqui achei certas coisas bem estranhas, mas hoje me acostumei e gosto de tudo. No Brasil, Natal para mim é sinônimo de verão, férias, família, amigo-secreto na família, ceia com peru e farofa e queijo do reino. Aqui na Inglaterra Natal para mim é sinônimo de mince pies, mulled wine, crackers, hats e muitos presentes. São sobre essas diferenças culturais que eu decidi escrever esse post.


 Na foto acima você vê as mince pies. Amo de paixão essas danadinhas. São tortinhas com recheio de frutas secas em um molho de gengibre (eu acho). São a cara do inverno e do Natal, adoro! 


Isso que você vê na foto acima se chama Christmas cracker. Funciona assim: em algum momento da ceia, ou após ela, uma pessoa segura a Christmas cracker numa ponta e outra pessoa segura a outra ponta. As duas puxam simultaneamente até a Christmas cracker se romper. Dentro dela tem uma surpresa, pode ser um mini brinquedo ou um doce! 


O mulled wine é um vinho aquecido com laranja, canela e outras coisas gostosas com cara de inverno. Eu acho uma delícia!!! Acredito que seja como o "Quentão de vinho" que temos no Brasil, mas não sei porque nunca provei quentão.


As stockings todo mundo conhece. São essas meias para colocar na lareira ou pela casa. Em geral, os ingleses colocam doces ou pequenos presentes dentro delas. 


Esses chapéus de papel, para mim, são estranhos. Os ingleses geralmente colocam esses chapéus na cabeça durante a ceia de Natal. Nunca perguntei o porquê, deve ser alguma coisa a ver com os reis magos, não é? 

Mais algumas diferenças: 

- Aqui não se comemora Natal no dia 24. Alias, dia 24 eu estarei trabalhando. Natal aqui é dia 25 e no dia 26 também é feriado, chamado de "Boxing Day". 
- O peru é tradicional aqui também, mas outras famílias gostam de coisas diferentes. Aqui em casa, por exemplo, a ceia vai ser o cordeiro.

E vocês, amigas, alguma diferença aí onde vocês moram?


3 Comments

  1. Conhecer uma cultura diferente da nossa é muito legal! Quanta coisa gostosa, Lari! Até já estava sentindo o gostinho das mince pies e do mulled wine...Deve ser uma delícia! Adorei a história desse Christmas cracker! Demais!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não sei mas acho que com o tempo sentiria falta das coisas e tradições da minha terra. No começo tudo é novidade e legal, mas no fundo estamos acostumadas com o natal que aprendemos a gostar durante a infância. Morar fora tem vários pontos positivos, mas nesse ponto gosto de estar no meu país mesmo. Acho as meias uma das coisas mais legais aí fora e os bonecos de neve e os floquinhos que caem.

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.