Moro na Inglaterra ha 3 anos e ate hoje nao fiz amizade nenhuma.
Por um lado, vejo que isso faz todo o sentido, ja que meu marido e completamente anti social e eu nao me esforcei para fazer amizade com ninguem, ao contrario, eu me isolei o quanto eu pude.
Por outro, vejo que e dificil fazer amizade com os ingleses, porque eles nao sao pessoas muito abertas. Nao sei se e noia da minha cabeca, mas eu nao me vejo pegando o telefone e tendo uma conversa com uma amiga inglesa, o que e tao natural entre nos as brasileiras. Parece que todo mundo anda aqui tao apressado, sao tao reservados, sei la.
Tambem preciso confessar, ate entao eu nunca senti muita falta de ter amigas pois foram tantas mudancas nesses tres anos, tanta correria e coisas para se adaptar. Sem falar nas duzias de amigas virtuais que tenho (eu adoro todas voces).  
Hoje lendo um post no blog Botoezinhos da Rita (que mora no Canada) me deu uma saudade daquelas noites em que eu me reunia com as minhas amigas para comer fondue, ver filmes, jogar conversa fora... Uma saudade imensa de ter um momento para rir, para trocar figurinhas. Eu sempre fui uma pessoa mega social, de querer bem a muitos e de ser muito querida em troca.
 
O que voces acham? Eu me pergunto:
 
- Nao tenho amigas aqui porque casei (e quando voce casa a vida muda) ou porque sou estrangeira?
- Nao tenho amigas aqui porque meu marido tambem nao tem nenhum amigo nessa regiao (ele e de outra parte do pais e viemos morar aqui em funcao dos empregos) e eu tenho do de deixa-lo sozinho para fazer algo com amigas?
- Deveria me esforcar para criar lacos aqui? Quem sabe casais de amigos, assim nao deixaria meu marido sozinho?
- Ou tudo isso eh paranoia da minha cabeca e a vida quando vc casa eh diferente mesmo?
 
Nao sei,  sabe meninas? Eu sinceramente nao sei responder essas perguntas, quem sabe voces que estao mais longe podem me dar conselhos de acordo com a sua perspectiva.
 
O que voces acham? Acho que so fato de escrever esse post mostra que sim, que eu sinto falta de ter amigas na vida real.


13 Comments

  1. Lari,
    faz mais de 6 anos que eu moro na França, e confesso que também tenho dificuldades para fazer amigos.
    So consegui fazer alguns amigos quando fui para o norte da França (Lille), onde as pessoas são conhecidas por serem muito mais calorosas e simpàticas.
    Mas acho que existem vàrios fatores para isso (esta é a minha teoria).
    Logo que eu cheguei aqui (como estudante), eu era estrangeira e so conseguia ter amigos entre estrangeiros. Isso porque os nossos objetivos eram os mesmos, ou seja, as nossas saidas eram as mesmas (passear e fazer turismo e festa na casa dos outros estrangeiros), e não tinhamos familiares nem amigos por perto para ir visitar no final de semana, como os nativos faziam.
    Durante este tempo fiz bons amigos estrangeiros que eram estudantes como eu, e hoje ficaram aqui e estão trabalhando. Mas moramos longe e nos vemos uma ou duas vezes por ano. Eles são o que eu considero mais proximo das amizades que eu tinha no Brasil.

    Esta condição durou um bom tempo, até eu não ser mais estudante e começar a trabalhar. Depois disso as coisas ficaram mais dificeis. Primeiro porque eu jà não via o mesmo tanto de pessoas da mesma idade que eu, depois porque as relações eram bem diferentes. No trabalho (era uma empresa bem pequena) eu conheci pessoas de vàrias idades, e a relação da gente era outra, muito mais profissional. Em alguns lugares que eu trabalhei, às vezes eu chegava atrasada e queria explicar o porquê, ou precisava sair mais cedo e queria explicar, mas nunca me deixavam, eles sempre diziam que isso não era da conta deles. Do mesmo jeito quando eu chegava feliz, queria conversar com alguém, as pessoas não se interessavam. Isso pra mim foi um choque, e acabou cortando qualquer iniciativa da minha parte em puxar conversa sobre assuntos de fora do trabalho.
    Somente quando eu fui trabalhar no norte da França é que as pessoas fora mais calorosas comigo, e se interessaram pelo que eu fazia depois do trabalho, para minha sorte. Dai comecei a encontrar alguns colegas de trabalho depois do expediente, saiamos para jantar, para tomar uma cerveja, ou para a casa de alguém para conversar e jantar. Foi excelente.

    Mas ai veio a minha mudança. E todo o meu esforço nesses 3 ultimos anos foram por àgua abaixo. E vou ter que recomeçar.
    Quanto ao casamento, algumas amizades são possiveis com outros casais (fica mais fàcil, é verdade) para sair ou convidar pra jantar. Depois alguns colegas de trabalho também acabam mais proximos, e algum laço amical se cria. Mas isso depende muito da pessoa e do trabalho. As vezes a gente simplesmente quer sair do trabalho e não tocar mais no assunto. Meu marido também não é desta cidade, e os amigos dele estão espalhados na França inteira. A vantagem disso é que a gente de vez em quando vai passar um final de semana na casa de um amigo, em outra cidade.

    Uma outra possibilidade é tentar fazer amigos fora de qualquer ambiente conhecido. Comecei a frequentar a biblioteca daqui perto de casa (vou pegar uns livros de vez em quando) e converso com as pessoas de là (vai levar um tempo até eu fazer uma amizade, mas são laços afetivos que se criam e são igualmente importantes para a gente se sentir bem no lugar onde a gente mora). Entrei na aula de dança, e isso jà me rendeu uma colega que volta andando pra casa junto comigo.

    Mas acho muito dificil que algum dia eu volte a ter aquele circulo de amigos que eu tinha no Brasil.
    Boa sorte pra você ai na Inglaterra. Espero que não seja tão dificil quanto aqui na França.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Larissa, amigas que podemos "tocar" realmente fazem falta... E você disse várias coisas que são reais. Por exemplo, fazer amizades depois do casamento é mesmo complicado, a vida muda, não tem jeito. O fato do seu marido não ser tão extrovertido também influencia. Mas eu acredito que amizades nascem sem querer, assim, do nada mesmo. Um dia uma amiga vai chegar, pode ser nativa da Inglaterra mesmo, ou até quem sabe uma brasileira que caiu de paraquedas aí. E não, não é nóia sua, os ingleses realmente parecem ser mais introvertidos, na deles!

    Mas vai ficar tudo bem, você é legal, um dia essa amiga vai aparecer. E enquanto não aparece, nós estamos aqui, para te dar um pouquinho de conforto, um aconchego...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari,
    Eu acho que cada caso é um caso. Eu, particularmente senti um afastamento em relação a algumas pessoas, principalmente as amigas solteiras e acho que isso é até normal. Nós tentamos criar laços com outras pessoas, fazer novos amigos, mas acho que acabamos ficando um pouco mais reservados até mesmo por conta do início do casamento já que ficamos mais dedicados a isso. Conheço algumas pessoas que não tiveram nenhum tipo de problema com isso, pelo contrário, parece até que nada mudou, então acho que a personalidade do casal também influencia nessa situação.
    Você precisa deixar seu coração aberto, ter amigos é importante e você deve estar preparada para o caso de surgir uma oportunidade, mas não fique aflita, nosso tempo nem sempre é o tempo de Deus e as coisas têm o tempo certo para acontecer.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que quando casa ou namora realmente as pessoas mudam, nem sempre só o casal, mas até mesmo as pessoas em volta mudam com você, começam a te isolar. Você realmente tem que se esforçar mais para garantir as amizades. Tentar arranjar coisas para fazer, como cursos, em que você vai encontrar pessoas que talvez estejam perdidas nesse quesito assim como você. Boa sorte! Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, a única resposta certa para essas dúvidas seria que os ingleses, a sua volta, estão perdendo uma amizade sincera, divertida, pura, fiel e verdadeira, que eles teriam se tivessem você como amiga. Eu posso me considerar uma privilegiada, pois tenho vc como amiga...e que amiga maravilhosa!
    Você é uma pessoa super espontânea, comunicativa, atenciosa e carinhosa...Com tantas qualidades assim e com o coração de ouro que vc tem, no momento certo, atrairá pessoas boas (daí) para junto de vc, para cultivarem uma amizade verdadeira... Pode ter certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa,
    Sempre escutei que é um lugar difícil para fazer amizades.
    Temos um vizinho britânico - casado com uma brasileira - mais fechado impossível, nem bom dia fala...
    Tenho uma amiga que morou muito tempo na Inglaterra e sempre comentava que sentia falta das mesmas coisas que você.
    Acho que a cultura, o frio, tudo conspira a favor da distância entre as pessoas.
    Uma pena, pois não sabem como é bom ter amigos!
    Quem sabe aí pertinho tem alguém pensando como você, e falta a oportunidade...
    E que bom que existe a blogosfera, mesmo com a distância entra telas, fazemos grandes amizades.

    Obrigada!!!
    Se fizer a casinha, me mostra.
    Te garanto que o PAP é infinitamente mais demorado para fazer rs
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga, essa questão de mudar e ter dificuldades p fazer amizades eu tbém conheço, tenho zilhões de amigas na minha cidade natal mas na atual onde moro tbém a 3 anos não fiz nenhuma amizade, mas eu confesso que não me esforcei p isso, não fiz questão, no entanto sempre vou a minha cidade e me reúno com as minhas amigas, acho que casamento não deve afastar os amigos, quando morava na minha cidade sempre saia sozinha com as minhas amigas p tomar um café, jantar e jogar conversa fora, meu marido sempre apoiou o contato com as amigas, a maioria tbém casada, enfim minha prima que mora ai em Londres disse que os ingleses não são fáceis mesmo de fazer amizade, que eles se preocupam muito com eles mesmo, ela mora ai a 5 anos e os amigos dela são de outros países, no entanto acho que vc deve tentar expandir os laços por que na minha opinião um casal não pode ser um para o outro o tempo todo, com o tempo isso fica desgastante, tem que haver vida social ! Bjinhossss

    ResponderExcluir
  8. Amiga....

    eu entendo vc... apesar de nunca ter passado por isso eu imagino como deve ser difícil.
    sabe, eu sou uma pessoa estranha...rsrsrsrrs tenho meu amigos amo eles.... mas, se chega um casal novo na minha turma, eu tenho dificuldade em interagir. fico com ciumes... falo pouco. não queria ser assim, mais sou.

    faz uns 3 meses que a uma moça e seu marido, vindos de minas gerais, foram morar no mesmo prédio que minha amiga aninha. o nome dela é carol. ela estava totalmente desanimada aqui em são carlos, até que ela um dia foi conversar com a aninha.... e como a aninha é toda simpática já chamou ela pra sair.... sorte que a carol é um amor. eu tenho um pouco de ciumes, mas, aceitei ela... rsrsrsr pq se eu não tivesse aceitado a coitada ia ter sido abandonada.

    mas, enfim amiga, o que eu to querendo dizer é que, vc, pra construir uma amizade aí precisava ter a sorte que a carol teve se encontrar alguém receptivo.... pq deve ser difícil chegar em algum.... mas, eu acho que vc deve tentar....

    é tão bom ter um grupo de amigos....

    e suas amigas de trabalho?
    Bjsssss


    ResponderExcluir
  9. Lari, eu moro aqui na minha sogra há uns 6 ou 7 anos, nem sei... e acredita que não tenho amizades por aqui? Mal cumprimento a vizinha, pq tem vez que ela responde, tem vez que faz de conta que não me viu.
    Meu marido é mega antissocial, caseiro ao extremo, então fica difícil tb! rs
    Confesso que das minhas amizades reais, 90% foram virtuais primeiro. Os outros 10% são as que conheci no trabalho ou através de outros amigos.
    Acho que é natural, afinal vcs passam praticamente o dia inteiro fora de casa. Qdo morei no Japão, tb não tive amigos... era eu e meu ex-marido só, mas tb não sentia falta, sabia! rs
    Espero que vc fique bem, viu!!
    Conte sempre conosco, mesmo que virtualmente...
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  10. OILari, eu acho que tem um pouco de tudo. É difícil fazer amigos na Europa. Eu tenho uma amiga que mora na Áustria e ela diz que o grupo de amigos que ela fez é mais de estrangeiros do que de austrpiacos mesmo. O meu marido também é anti social, mas eu faço as minhas amizades e mantenho os meus laços, mesmo assim. Acho que se te faz falta ter amigas por aí, você deve procurar criar essas relações sim. Espero que você fique bem.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. eu moro no Canada e nao consigo fazer amizades nem com os proprios brasileiros que moram aqui, imagine com um nativo? É dificil, viu. Eles sao muito na deles, nao dá uma abertura, fala o que tem que falar e tchau, mesmo na faculdade onde estudo, só converso com uma mexicana que tb se sente muito sozinha, com outros alunos a gente conversa só qdo tem algum trabalho. Eles sao super educados e até simpáticos, mas eu nunca vou saber quem namora, onde les moram, o que fazem, essas coisas que a gente fica sabendo no primeiro dia de aula no Brasil rsrs. No Brasil eu fui aos casamentos de todas as minhas colegas que estudaram comigo (e que casaram, obvio rsrs), aqui jamais isso vai acontecer. Sem falar em festas que cada um leva a própria comida e nem pega a do outro. Mas estou até me acostumando com essa vida quase monástica e solitária, tanto que qdo alguém fala cmg eu até assusto. rsrs

    ResponderExcluir
  12. Amiga, tem eu!!! Quando posso ir tomar chá com vc? Kkk.. Mas sei o q vc quer dizer, minhas primeiras amizades foram brasileiras pelo orkut virtual e depois nos conhecemos pessoalmente em Cambridge, depois as amizades atuais temos os mesmos interesses, fiz algumas na academia, nas reuniões de nutrição, na escola de inglês fiz uma mas que nós tornamos muito amigas, e assim foi, mas nunca fiz amizade na rua, pelo menos não que eu lembre, sempre teve alguma atividade que nos levou a ser amigas, do que vc gosta? Procure atividade similares perto de onde vc mora ;-) precisando tou em Cambridge ou perto de Londres, vamos marcar para TOMAR CHÁ! Bjss!!!

    ResponderExcluir
  13. Me deparei com este seu post e achei bem interessante a questao, ja passei por varias mudancas internacionais, paises diferentes, culturas diferentes, no inicio era solteira, hoje casada com criancas. Em certos lugares e mais dificil sim fazer amizade do que em outros , os locais nao sao tao abertos a novas amizades, estrangeiros e por ai vai... Mas fazer amizade depois do casamento tb se torna algo mais complicado. Tenho minhas amigas que nao necessariamente sao amigas do meu marido e qd conseguimos (somos casadas e temos criancas) nos encontramos sem marido e filhos para um cha ou coisa do tipo. Acho importante mesmo estando casada, ter este lado "eu", ter minhas amizades e qd vc comeca a conhecer amigas, vai encontrar aquelas tb casadas que querem socializar com vc e seu marido ao mesmo tempo, quem sabe um destes maridos tb nao se torna amigo do seu marido? No meu caso cheguei ate a procurar grupos locais de maes e afins para conhecer pessoas novas e funcionou, pq quem geralmente participa e procura tais atividades quer fazer amigos novos. bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.