No aniversário do meu marido eu encomendei um prato grande de sushi do melhor fornecedor aqui em Cambridge, como mostrei nesse post aqui. Estava bonzinho, mas nem de longe o sushi da Inglaterra chega perto do nosso saboroso sushi do Brasil. Aqui eles não usam cream cheese e usam mais vegetais do que peixe. 
Pensando nisso, resolvi fazer sushi em casa do jeito que eu gosto: com bastante cream cheese, salmão, camarão e kani. Fazer sushi em casa é fácil, mas leva um bom tempo. É o tipo de comida para se preparar num sábado sem preocupações. 

Vou dar dicas de como faço sushi em casa. Faz três anos que sigo a receita deste vídeo aqui que encontrei no youtube (clique para conferir) e sempre funciona direitinho, por isso recomendo que você o assista. Não vou passar a receita passo a passo porque acredito que o vídeo já explica bem, mas vou te dar dicas gerais que não encontrei nesse vídeo e aprendi com o tempo. 

Dica 1 - Prepare o arroz conforme ensina a embalagem, enquanto o arroz cozinha eu gosto de arrumar a mesa. Coloco a minha disposição uma bacia com água, a esteira, as algas, recheio e uma faca bem afiada. 
A faca super afiada é mega importante, pois uma faca cega vai te dar o maior trabalho pra cortar os rolos de sushi. 


Dica 2 - Se mesmo seguindo as instruções da embalagem do arroz ele ainda estiver meio duro, coloque água fervente e deixe ele cozinhar até ficar amolecido. O arroz vai ficar pegajoso, pois arroz para sushi nunca deve ficar soltinho como arroz normal. 


Dica 3 - Sempre faço o molho com a receita desse vídeo aqui e dá muito certo. Pode seguir ele que é batata kkkkkkk Para colocar o molho vou bem delicadamente espalhando fios do molho pelo arroz e misturando. Faço isso e ao mesmo tempo vou provando para ter certeza que o arroz está com o tempero certo, ou seja, nem sem gosto nem sem tempero demais. 


Dica 4 - O lado mais áspero da alga deve sempre ficar para cima


Dica 5 - Para cobrir uma alga geralmente uso uma bola tamanho de uma mão de arroz


Dica 6 - Eu particularmente não gosto de espalhar o arroz com as mãos porque o ele é grudento e minha mão sempre acaba uma bagunça. Eu prefiro destribuir o arroz usando uma colher e ele deve ficar mais ou menos como na foto abaixo, sempre deixando um espaço no final para fechar o sushi


Nesse espaço sem arroz no final eu respingo água, ele vai fechar o sushi e fazer com que as extremidades "colem". 

Dica 7 - Agora é só enrolar. É difícil explicar como enrolar com fotos, sugiro que você assista vários vídeos no youtube que mostram como fazer. Lembre-se de que para cortar você precisa de uma faca bem afiada. Também gosto de molhar a faca na água para ajudar a não grudar arroz nela. 

Alguns dados matemáticos rs rs: 

* Usei cerca de 700 gramas de arroz e rendeu uma panela enorme, sobrou arroz 
* com esse arroz deu pra fazer 12 rolos, cada rolo com cerca de 8 sushis, ou seja, 96 sushis
* deu mais ou menos três pratos grandes de sushis e sobrou, sem contar os que ficaram feios e eu e meu marido comemos antes do jantar rs rs rs 
* Se sobrar, pode guardar na geladeira para o outro dia, mas lembre-se de colocar num recipiente com tampa para não secar o sushi. 

Recheio: 

- Usei mais ou menos 200 gramas de camarão, 100 gramas de kani e 200 gramas de salmão. 
- Fritei o camarão para ficar mais gostoso com azeite de oliva, pimenta e sal apenas. 
- O salmão eu segui essa receita aqui do blog da Marly. Na foto abaixo tem 1 kg de salmão, usei apenas o finalzinho e deixei o resto para outra receita



Foi uma overdose de sushi, não conseguimos comer tudo. Os sushis mais bonitos foram feitos pelo meu marido que é muito mais jeitoso do que eu.


Fora isso, também fiz cupcakes. Para a cobertura usei essa receita desse post aqui. Tenho melhorado a cada dia, mas ainda tenho muito o que aprender. 




Vou ficando por aqui meninas, semana que vem vou viajar e espero tirar muitas fotos para mostrar a vocês!


7 Comments

  1. Oi Lari! Eu já fiz muito sushi em casa quando ainda não tinha restaurantes na minha cidade, não é difícil, mas é um pouquinho demorado pra quem vai tem prática, e é o melhor jeito de deixá-lo ao nosso gosto! Os seus ficaram lindos e certamente bem saborosos!!! Os cupcakes estão lindos, fiquei com vontade de dar um mordida...kkkk
    Beijinhos e bom domingo
    Mel

    ResponderExcluir
  2. que delicia amiga
    nossa e o salmão... como eu amo...

    uma vez fizemos aqui em casa, um amigo que fez, mas demora muito mesmo...
    e como temos um restaurante melhor que o outro aqui... eu prefiro comprar pronto... rsrs

    a preguiça sempre vence rs

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Lari, eu não tenho paciência... kkkkkkkk!
    Mas qdo vou nos meus pais (ou na minha tia), até ajudo a fazer, mas pq senão fica chato. rs
    A vantagem, como vc disse, é rechear de acordo com o seu gosto, colocando mais ou menos ingredientes de sua preferência, né! Eu adoro kani.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  4. Hummm, só de ver as fotos deu uma vontade...Por que será, né amiga?! Parabéns pelos belos sushis e cupcakes (lindos)! Adorei o post, com tudo tão bem explicado!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari!
    Menina, esses sushis ficaram lindos!!! E devem ter ficado muito gostosos! Eu também prefiro essa combinação de camarão, salmão e kani com cream cheese!
    Meu marido é louco para que eu aprenda a fazer comida japonesa, ele ama, mas eu morria de medo, achava que era super complicado, mas pela sua postagem percebi que é uma questão de prática, e paciência né?!rsrs
    Seus cupcakes ficaram lindíssimos, amei essa cobertura que parece um babadinho, super fofo! Está arrasando!!!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que delicia! Parece ser fácil fazer o sushi... um dia quem sabe me atrevo rsrsrs
    Os cupcakes parecem apetitosos! bju

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lari!

    Finalmente pude vir ver as coisas que você andou aprontando, rsrs. Que legal, as explicações sobre como fazer sushis ficaram muito didáticas, eu também faço assim, rsrs. E quem diria que os sushis ingleses não são tão bons, hein?. Adorei os cupcakes, acho que - sinceramente - eles ficaram lindos. O salmão também ficou com muito bom aspecto.

    Um beijo e parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.